O vereador Dilemário Alencar (União), líder do prefeito Abílio Brunini (PL) na Câmara Municipal de Cuiabá, se pronunciou sobre a aprovação unânime de dois projetos que autorizam o parcelamento de dívidas trabalhistas e previdenciárias herdadas da gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A aprovação, segundo Alencar, foi necessária devido ao que classificou como um "calote" do ex-prefeito, que teria cometido crime de apropriação indébita ao não repassar os valores descontados dos servidores ao Cuiabá-Prev.
Alencar explicou que, apesar de ser uma situação lamentável, o parcelamento das dívidas, que inclui débitos com o Cuiabá-Prev e o INSS, é uma medida fundamental para evitar que a Prefeitura de Cuiabá fique inadimplente. Ele ressaltou que a dívida, que sofrerá juros e correção, comprometeria outras obrigações do município e colocaria em risco a Certificação de Regularidade Previdenciária, um documento essencial para a administração pública.
A aprovação dos projetos visa garantir a saúde financeira do município e permitir que a Prefeitura cumpra com suas obrigações, em um momento de dificuldades financeiras.