Uma pesquisa realizada pelo Instituto Exame Dados, divulgada nesta quarta-feira (19), apresentou os números das intenções de voto para o Governo do Estado, a 20 meses das eleições. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) lidera com 15,8%, seguido de perto pelo senador Wellington Fagundes (PL), com percentuais tecnicamente empatados.
O megaempresário Odílio Balbinotti, revelação na política e ainda sem filiação partidária, surge em 5º lugar, com 4,4% das intenções de voto. Balbinotti, com viés bolsonarista, tem estreitado laços com o PL e já conta com apoio de algumas lideranças do partido para disputar o Palácio Paiaguás.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas estimuladas, nas quais os nomes dos candidatos foram apresentados aos eleitores. Dos entrevistados, 34,6% não souberam ou não responderam, enquanto 8,4% indicaram que votariam em branco caso as eleições acontecessem hoje.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), ocupa o terceiro lugar com 9,8%, seguido pelo senador Jayme Campos (União), com 8,8%. O ex-senador Cidinho dos Santos (PP) aparece em último.
Realizada entre os dias 12 e 16 de fevereiro, com 500 entrevistas em bairros de Cuiabá, a pesquisa apresenta margem de erro de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.