menu
07 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
07 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Domingo, 05 de Janeiro de 2025, 13:52 - A | A

Domingo, 05 de Janeiro de 2025, 13h:52 - A | A

INCLUSÃO

Secretário destaca decreto que regulamenta CIPDR

Para Andrico, a relevância vai além dos benefícios práticos do documento, que terá validade de cinco anos e será emitido mediante comprovação da condição de saúde.

 

O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência em Cuiabá, Andrico Xavier, enalteceu a importância simbólica do decreto que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara (CIPDR), garantindo a essas pessoas prioridade no atendimento em áreas como saúde, educação e assistência social. A normativa foi assinada no primeiro dia de gestão do prefeito eleito Abilio Brunini.

 

A norma garante a essas pessoas prioridade no atendimento em áreas como saúde, educação e assistência social e foi recebida com entusiasmo por Andrico Xavier, secretário de Inclusão e Acessibilidade. “A criação da CIPDR é um marco que reconhece a luta constante dos raros por dignidade e direitos. Essa medida demonstra o compromisso do prefeito, que sempre esteve engajado na causa das pessoas com deficiência e na construção de uma Cuiabá mais inclusiva”, afirmou.

 

Para Andrico, a relevância vai além dos benefícios práticos do documento, que terá validade de cinco anos e será emitido mediante comprovação da condição de saúde. Ele enxerga na iniciativa um reconhecimento do poder público às demandas de pessoas que, por muito tempo, tiveram suas necessidades ignoradas. “Este decreto é muito mais do que um documento: é um símbolo de respeito e valorização das pessoas que por tanto tempo tiveram suas necessidades invisibilizadas”, declarou.

 

O impacto da medida é evidente. Com a CIPDR, pessoas com doenças raras terão acesso a direitos fundamentais, como atendimento preferencial em repartições públicas e privadas e matrícula em escolas públicas próximas de suas residências para estudantes. Além disso, a iniciativa permitirá o mapeamento mais preciso da população com doenças raras em Cuiabá, o que pode orientar futuras políticas públicas.

 

Para Andrico, é uma atitude visionária e humana. “Parabenizo o prefeito por iniciar sua gestão com essa atitude visionária, mostrando que Cuiabá está no caminho certo para ser referência em acessibilidade e inclusão”, ressaltou o secretário. Com essa iniciativa, a nova gestão sinaliza o compromisso em construir uma Cuiabá mais justa e igualitária, onde todos os cidadãos tenham seus direitos respeitados e suas vozes ouvidas.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia