Em meio ao aumento dos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini (PL) fez um apelo à população para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante uma ação no bairro Dom Aquino, realizada no sábado (8), o gestor destacou a importância do engajamento de todos na luta contra essas arboviroses, que já causaram quatro óbitos na cidade.
“Quero pedir para você: não deixe água parada, denuncie, chame a gente, ajude no combate, porque os casos estão aumentando. Já tivemos quatro mortes”, afirmou Brunini, ressaltando a necessidade de ação imediata da população.
Ao lado da secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, o prefeito explicou que a participação cidadã é crucial para vencer essa batalha. Segundo ele, o 'fumacê', técnica que envolve a aplicação de inseticida, não é a solução mais eficaz, e o cuidado com os quintais é fundamental. “A melhor forma de enfrentar o mosquito é cada um cuidar do seu quintal. O fumacê não resolve. Dez minutos por semana fazendo essa limpeza pode ser a chave para prevenir a doença”, completou.
Durante a ação, setenta agentes comunitários de endemias realizaram vistorias em 5.178 imóveis, além de verificações em oito praças e quatro terrenos baldios previamente notificados. A medida faz parte do esforço contínuo da prefeitura para controlar o avanço das arboviroses e garantir a saúde da população.
VEJA VÍDEO