menu
11 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
11 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 13:58 - A | A

Sábado, 08 de Fevereiro de 2025, 13h:58 - A | A

APELO

Virginia Mendes faz apelo ao Ibama por asfaltamento da MT-322: “Crianças estão morrendo, isso dói”

O pedido aconteceu durante uma reunião em Brasília na última quinta-feira (6), onde Virginia acompanhou o governador Mauro Mendes (União) e o cacique Raoni Metuktire para discutir o tema com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho

 

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, fez um apelo emocionado ao Ibama e ao Governo Federal para a liberação das licenças ambientais necessárias para a pavimentação da MT-322, uma estrada essencial para a região do Xingu.

 

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Virginia destacou que vidas estão sendo perdidas devido à demora na autorização para a obra.

 

O pedido aconteceu durante uma reunião em Brasília na última quinta-feira (6), onde Virginia acompanhou o governador Mauro Mendes (União) e o cacique Raoni Metuktire para discutir o tema com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

 

Segundo Mendes, embora o Estado já auxilie na manutenção da estrada, a situação precária da via tem deixado comunidades indígenas praticamente isoladas, enfrentando atoleiros e dificuldades para acessar serviços essenciais.

 

“Não podemos permitir que burocracias atrasem o que é fundamental para salvar vidas”, afirmou Virginia. Durante a reunião, ela mostrou vídeos no celular que evidenciavam a realidade vivida pelos moradores da região. “Nós estamos falando de vidas, manutenção não resolve, tapar buraco não resolve. São crianças que estão morrendo. Eu acho que vocês precisam ver isso”, disse a primeira-dama.

 

A reação de um dos participantes da reunião, que se sentiu incomodado com a abordagem direta de Virginia, gerou um momento tenso.

 

“Você coloca como se a gente não tivesse sensibilidade. A gente tem bastante sensibilidade”, rebateu.Virginia, por sua vez, insistiu na necessidade de sensibilizar os envolvidos: “Eu só estou mostrando. Posso mostrar? A gente está lá e convive, vocês estão mais longe.”

 

A primeira-dama destacou ainda que Mato Grosso tem plenas condições de realizar a obra e que o asfaltamento da rodovia representaria mais segurança, acesso à saúde, educação e oportunidades para os povos indígenas e demais moradores da região.

 

“Enquanto se está discutindo se pode ou não pode, são crianças que estão morrendo, são pessoas de idade morrendo, são o povo deles morrendo. Isso dói”, desabafou.

 

Na publicação feita nas redes sociais, Virginia reafirmou seu compromisso com a causa, destacando seu papel como “cidadã e madrinha” do povo indígena e prometendo continuar lutando pela pavimentação da MT-322.

 

“Não podemos permitir que burocracias atrasem o que é fundamental para salvar vidas!”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia

Jorge 09/02/2025

Vdd e quase igual seu filho indiciado e com mandato de prisão por vender mercúrio para extração de minério clandestino

positivo
0
negativo
0

1 comentários