menu
04 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
04 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 14:28 - A | A

Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 14h:28 - A | A

62% DESAPROVAM

Maioria dos brasileiros rejeita reeleição de Lula, aponta pesquisa Quaest

A desaprovação à ideia de uma nova candidatura do petista é a maior registrada desde o início da série histórica da pesquisa, que começou em julho do ano passado

 

Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest revelou que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria concorrer à reeleição em 2026.

 

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (3), mostra um aumento de dez pontos percentuais em relação à última pesquisa feita em dezembro de 2024, quando esse percentual era de 52%.

 

Por outro lado, 35% dos entrevistados se mostraram favoráveis à candidatura de Lula para um novo mandato, enquanto 3% preferiram não opinar.

 

A desaprovação à ideia de uma nova candidatura do petista é a maior registrada desde o início da série histórica da pesquisa, que começou em julho do ano passado.

 

O levantamento foi feito por meio de entrevistas presenciais com 2.004 pessoas em todo o Brasil, entre os dias 27 e 31 de março.

 

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

 

A pesquisa Genial/Quaest ocorre em um momento de oscilação na popularidade do governo Lula.

 

Em Minas Gerais, por exemplo, um levantamento do instituto Paraná Pesquisas apontou uma desaprovação de 56,6% ao governo federal.

 

A tendência pode indicar desafios para o presidente caso decida buscar a reeleição em 2026.

 

O cenário político segue dinâmico e, segundo analistas, a percepção dos eleitores pode ser influenciada por questões econômicas e sociais nos próximos meses.

 

O resultado da pesquisa também reforça a necessidade de estratégias por parte do governo para reverter a imagem negativa perante o eleitorado.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia