Por João Paulo Barros – BIZ FACHADAS*
Quando o objetivo é aliar cor, funcionalidade, elegância e alta durabilidade a uma fachada, os painéis de ACM são uma escolha certeira. ACM vem do inglês “aluminum composite material”, ou alumínio composto, um material que pode integrar qualquer projeto arquitetônico. O ACM é composto por duas chapas de alumínio com miolo de polietileno, o que lhe confere bom desempenho térmico e acústico, além da alta resistência à corrosão e desbotamento. Do ponto de vista estético, o material está disponível nas mais diferentes cores e texturas, podendo ser dobrado, o que permite seu uso com elementos curvos. Extremamente versátil, pode ser instalado sobre diversos substratos, como alumínio, estrutura de ferro, alvenaria ou concreto.
Quais os tipos de ACM e sua durabilidade?
Hoje existem dois tipos de ACM: 3mm POLIÉSTER e 4mm KYNNAR/DPVF. O ACM 3mm com pintura Poliéster é recomendado exclusivamente para revestimentos internos por não possuir garantia na pintura contra desbotamento. Já o ACM 4mm com pintura Kynar/PVDF é indicado para todos os tipos de revestimentos externos que exijam alta durabilidade e estabilidade de cor, como em edifícios, centros comerciais e fachadas prediais. Com três camadas de proteção, o ACM 4mm tem garantia de até 15 anos contra desbotamento na pintura, tendo inclusive opções de pintura coastal para litorais e antichamas com até 25 anos de garantia na pintura.
Qual a vantagem do ACM?
O ACM possui várias vantagens se comparado com os outros tipos de materiais do mercado, como: fechamento em chapa de ferro, gesso, placa cimentícia, pintura direta sobre alvenaria, entre outros. Por ser constituído por um núcleo de polietileno alocado sob duas lâminas de alumínio sob tensão, permite total flexibilidade de se dobrar ou ser curvado, possui pintura resistente e durável, a boa relação térmica, a variedades de cores, textura e a flexibilidade de limpeza e manutenção. Uma fachada em ACM de alta qualidade pode ter um impacto significativo na estética de um edifício, aumentando seu valor e agregando valor a marca, assim como reduzindo os custos operacionais. Os painéis compostos de alumínio – ACM são um dos materiais de revestimento mais populares do mundo.
Quais os métodos de instalação?
Na BIZ FACHADAS usamos o Estudo da Modulação, justamente para evitar o desperdício das chapas e garantir economia ao cliente. O tipo de fixação dos painéis difere em cada projeto. Para fachada a instalação pode ser pelo sistema colado e ventilado.
No SISTEMA COLADO, a fixação é feita com fita VHB dupla face e silicone industrial PU aplicado diretamente sobre a superfície metálica. Porém são necessárias juntas de 10mm de dilatação para garantir que os painéis não estufem devido à variação de temperatura, tornando necessária a vedação das juntas com silicone.
Já o SISTEMA VENTILADO consiste na fixação mecânica de bandejas sobre a estrutura auxiliar aplicada sobre o substrato. Existe um vão entre o painel e a parede da edificação, além de uma camada de ar que auxilia no isolamento térmico do edifício, dispensando o uso de selantes nas juntas de dilatação. Por conta do vão, componentes e estrutura auxiliar precisam receber tratamento anticorrosivo.
*João Paulo Barros é empresário do ramo de Comunicação Visual há mais de 10 anos. Sócio proprietário da empresa BIZ FACHADAS em Cuiabá-MT, uma das maiores empresas do Estado com um parque fabril de 1200m2 equipada com máquinas de primeira linha e profissionais experientes que operam com total precisão aos detalhes para entregar o melhor resultado, é referência na fabricação e instalação de fachadas em ACM, revestimentos, letras caixa e toda comunicação visual para empresas de médio e grande porte, atendendo todo o Brasil com logística própria.
BIZ FACHADAS
Instagram @bizfachadas
Contato 65 99667-0707
Rua D, nº 847 - Distrito Industrial – Cuiabá - MT