Em uma série de declarações contundentes, o advogado Uendel Rolim, trouxe à tona questões polêmicas envolvendo a atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado de Mato Grosso e a candidatura de Pedro Paulo, defensor da proposta de “anuidade zero” para jovens advogados.
Rolim afirma que a advogada Gisela Cardoso, integrante da Chapa 1, teria movido uma ação para impugnar Pedro Paulo e impedir que este continue defendendo publicamente a ideia da anuidade zero, uma proposta que visa isentar jovens advogados do pagamento da anuidade da OAB.
Ver essa foto no Instagram
“Censura. Contra a jovem advocacia. Contra a anuidade zero”, declarou.
Segundo o advogado, a tentativa de silenciar Pedro Paulo revela um desconforto da atual gestão com a proposta da Chapa 2, que busca implementar essa isenção para os novos profissionais da área jurídica.
Uendel Rolim não poupou críticas à gestão representada pela Chapa 1, alegando que há uma desconexão entre as intenções da atual diretoria e os interesses da nova geração de advogados.
Para ele, a gestão está mais focada em promover eventos e manter-se próxima de uma "elite", em vez de buscar soluções financeiras que beneficiem os advogados em início de carreira.
“A Chapa 1 está incomodada. Eles não sabem o que fazer porque não conseguem implementar essa proposta em sua gestão porque precisam das festas, precisam da elite. A nossa Chapa quer e vai implementar a anuidade zero para o jovem advogado", afirmou Rolim.
O advogado ainda ressaltou que a proposta de “anuidade zero” possui embasamento jurídico e que o Provimento de 2018, em seu artigo 2º, inciso 1º, atribui a cada seccional a competência para definir o valor mínimo da anuidade, de acordo com as despesas correntes.Ou seja, segundo Rolim, se houver uma boa gestão dos recursos, a anuidade zero é viável.
Ele reiterou que, sob a liderança de Pedro Paulo, a Chapa 2 implementaria não só a isenção, mas também o programa OAB Start, que daria suporte aos advogados recém-formados. “Nós vamos cuidar de você porque isso, para Pedro Paulo, é um propósito”, explicou.
Uendel Rolim enfatizou que a Chapa 2 não está apenas em uma “conversa eleitoreira”.
A implementação da anuidade zero seria um compromisso central da candidatura de Pedro Paulo e, de acordo com Rolim, um passo fundamental para uma realidade mais justa para os novos advogados.
“Vote no dia 18 de novembro, Chapa 2, para mudar essa realidade e para que a anuidade zero seja implementada no estado de Mato Grosso”, concluiu.
A chapa 2 é formada pelo candidato a presidência da OAB, advogado Pedro Paulo.