A Polícia Federal, em parceria com órgãos de fiscalização e segurança pública, realizou uma operação de três dias para reprimir crimes ambientais e contra a ordem econômica na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso. A ação teve como foco o combate à extração ilegal de ouro e a desintrusão de áreas ocupadas por garimpeiros.
Durante a operação, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) inutilizaram sete escavadeiras hidráulicas, um trator, um caminhão e diversos motores estacionários e geradores de energia utilizados na atividade ilegal. Além disso, foram apreendidas armas de fogo e munições de diversos calibres.
A ofensiva foi motivada por uma solicitação do Ibama, que alertou sobre o agravamento do garimpo ilegal na região.
Segundo informações repassadas aos órgãos de segurança, milhares de garimpeiros estariam explorando ilegalmente matéria-prima da União, além de outros crimes registrados na área.
Agora, a Polícia Federal trabalha na identificação dos proprietários dos maquinários apreendidos para apurar a participação nos crimes. Os envolvidos poderão responder tanto na esfera penal quanto administrativa pelas infrações cometidas.