Abílio Brunini (PL), candidato nas eleições municipais, afirmou que os resultados deste pleito são estratégicos para as eleições ao Senado e à Presidência, em 2026. A declaração foi feita após o debate realizado pela TV Centro América, na última quinta-feira (3), quando Brunini foi questionado sobre a abordagem de pautas nacionais, como aborto, drogas e ideologia de gênero, temas que não estão na alçada de prefeitos ou vereadores.
Brunini defendeu que o Partido dos Trabalhadores (PT) está de olho nas prefeituras para fortalecer suas candidaturas ao Senado. Ele citou exemplos de figuras políticas como o senador Carlos Fávaro e o ex-governador Jayme Campos, que estariam apoiando candidaturas municipais para garantir apoio em eleições futuras. O bolsonarista reforçou que conquistar a Prefeitura de Cuiabá é crucial para eleger senadores alinhados com as pautas de seu partido.
O candidato também criticou as propostas de seus concorrentes, classificando-as como "fantasiosas", e fez duras críticas a Lúdio Cabral, associando-o diretamente às ideologias do PT, apesar de, segundo Brunini, o adversário tentar disfarçar essa ligação.
As eleições municipais ocorrem neste domingo, 6 de outubro.