O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou falhas na comunicação tanto do governo quanto do Partido dos Trabalhadores (PT) durante o encerramento de um seminário promovido pela legenda, realizado na última sexta-feira (6), em Brasília. Por videoconferência, Lula admitiu que há erros no setor e afirmou que mudanças serão feitas no início de 2025.
“Existe um erro no governo na questão da comunicação. Sou obrigado a fazer as correções necessárias para que não possamos reclamar de que não estamos nos comunicando bem”, declarou.
A crítica de Lula atinge a área liderada por Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e membro do PT, que ocupa o cargo desde o início do atual governo. Segundo o presidente, a gestão não tem conseguido informar adequadamente a população sobre as realizações de sua administração.
“Não estamos conseguindo colocar as coisas que nós estamos fazendo”, disse Lula. Ele ressaltou que a comunicação é essencial para “competir com quem está mentindo” e enfatizou a importância de o PT contribuir na divulgação das ações governamentais.
Foco em discurso unificado e uso da internet
Lula também reconheceu sua própria responsabilidade pelas falhas, citando a falta de organização de coletivas de imprensa como exemplo. Além disso, apontou que tanto o governo quanto o PT têm dificuldades em usar a internet de forma eficaz, diferentemente da direita.
Outro ponto criticado foi a ausência de um discurso unificado entre os militantes, deputados e senadores petistas nas redes sociais. Para o presidente, a falta de coordenação prejudica a defesa das ações do governo.
“Cada um tem sua própria rede social, e não há uma unificação no discurso”, afirmou.
As mudanças na estratégia de comunicação devem ser tratadas em conjunto com o PT, em um esforço para fortalecer a narrativa governamental e ampliar a conexão com a população.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.