menu
15 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
15 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2025, 10:54 - A | A

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2025, 10h:54 - A | A

EM VG

ETAs retomam funcionamento, mas abastecimento ainda é limitado

A expectativa é de que, nesta sexta-feira (14), seja realizado um ajuste final nas estações para que retomem sua produção completa

  

Após um período de manutenção, todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Várzea Grande voltaram a operar, segundo informações do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG).

 

No entanto, algumas unidades ainda não atingiram sua capacidade total, o que mantém o abastecimento de água irregular em diversas regiões da cidade.

 

A expectativa é de que, nesta sexta-feira (14), seja realizado um ajuste final nas estações para que retomem sua produção completa. Até lá, o abastecimento ocorre de forma gradual, podendo levar mais tempo para alcançar todas as residências.

 

Enquanto isso, a população pode solicitar caminhões-pipa emergenciais por meio do site oficial do DAE-VG ou presencialmente no setor comercial do departamento, localizado em frente ao terminal André Maggi.

 

A ETA I (Velha) voltou a operar em sua capacidade máxima após manutenção na bomba de captação e solução de problemas estruturais na adutora, embora o sistema ainda esteja pressurizando a tubulação para normalizar totalmente o abastecimento.

 

Já a ETA II (Júlio Campos), que sofreu furtos de cabos e instabilidade na captação, opera com apenas 60% de sua capacidade, pois uma das bombas segue em manutenção.

 

A ETA III (Cristo Rei) recupera sua produção gradativamente e, com a limpeza recente de dois módulos, melhorou a filtragem da água, devendo retomar a capacidade total em breve.

 

A ETA IV (Pari) enfrenta redução de produção devido a um problema técnico, e o equipamento defeituoso está sendo substituído.

 

Enquanto isso, a ETA V (Imigrantes) já voltou a operar normalmente após a troca do motor de captação nesta semana.

 

O abastecimento segue um cronograma específico para atender os bairros afetados.

 

Os bairros abastecidos pelos Sistemas I e V recebem água pela manhã nas regiões do Centro, Nova Várzea Grande, Nova Era, Nossa Senhora da Guia, 15 de Maio, Vila Operária, Vitória Régia, Vida Nova, Milton Figueiredo, Portal dos Imigrantes e Capela do Piçarra.

 

Durante a tarde, o abastecimento ocorre nos bairros 13 de Setembro, Canelas, Ouro Branco e Paula II. Já no período noturno, são atendidos os bairros Imperador, Jardim Aeroporto, Planalto Ipiranga, Ipase, Ikaray e Novo Horizonte.

 

Os Sistemas II e IV atendem pela manhã os bairros Marajoara, Itororó, Asa Bela e Asa Branca; à tarde, os bairros Jacarandá (parte alta), Cabo Michel I, II e III, e Eldorado; e à noite, Mapim (parte baixa), Imperial e São Simão.

 

O Sistema III abastece, entre 8h e 18h, os condomínios Chapada Guimarães, Chapada Verde e Chapada Buriti, além dos bairros Planalto Beira Rio, Alameda, Construmat e Manga.

 

A situação do abastecimento continua sendo monitorada, e o DAE-VG reforça que está trabalhando para solucionar os problemas remanescentes o mais rápido possível.

 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia