menu
22 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
22 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025, 18:19 - A | A

Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025, 18h:19 - A | A

MANUTENÇÃO

Limpeza da ETA Cristo Rei aumenta em 70% a capacidade de produção de água em Várzea Grande

A finalização da terceira de seis etapas da manutenção garante um abastecimento mais eficiente para a população da região

 

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) concluiu metade do processo de limpeza das membranas filtrantes da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cristo Rei. Com a finalização da terceira de seis etapas, a capacidade de produção da estação já aumentou em 70%, garantindo um abastecimento mais eficiente para a população da região.

 

A manutenção se tornou essencial após um incidente em abril de 2024, quando o derramamento de óleo obstruiu as membranas filtrantes, comprometendo o sistema de tratamento de água e reduzindo drasticamente sua capacidade. A situação afetou diretamente o abastecimento da região mais populosa do município, exigindo uma resposta técnica detalhada para recuperar a eficiência da ETA.

 

De acordo com o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, a recuperação da estação foi cuidadosamente planejada devido à complexidade e ao alto custo dos produtos utilizados na limpeza das membranas.

 

"Essa recuperação exigiu muito estudo e planejamento, pois os produtos necessários para a limpeza das membranas são de alto valor. Como não sabíamos se o processo daria certo, fizemos testes coordenados com a empresa responsável pela ETA e com o fornecedor do produto formulado. Agora, com os resultados positivos, já estamos providenciando a compra do restante dos produtos para concluir a limpeza e elevar ainda mais a produção", explicou Azambuja.

 

Além da recuperação das membranas, o DAE também concluiu recentemente a troca da fiação do booster da região, equipamento fundamental para a pressurização da rede. O furto da fiação havia comprometido ainda mais o abastecimento, agravando a situação nos bairros atendidos pela ETA Cristo Rei.

 

Com essas ações, o abastecimento está sendo gradativamente normalizado, e o DAE segue monitorando o sistema para garantir soluções definitivas. A Prefeitura de Várzea Grande e o departamento reforçam o pedido para que a população denuncie qualquer ato de vandalismo ou furto que comprometa o fornecimento de água.

 

Caso alguém tenha informações sobre ações criminosas contra a rede, pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone (65) 98464-8931.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia