menu
05 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
05 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quinta-feira, 04 de Julho de 2024, 12:57 - A | A

Quinta-feira, 04 de Julho de 2024, 12h:57 - A | A

DISPUTA DA MESA

Deputados estaduais de MT antecipam eleição da nova mesa diretora para agosto

A proposta de mudança deve ser votada na próxima sessão, dia 10. No entanto, apesar da eleição ser em agosto, a nova gestão só assume em 2025

 

Os deputados estaduais fecharam um acordo, na quarta-feira,03, para antecipar, de setembro para a primeira semana de agosto, a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

 

A proposta de mudança deve ser votada na próxima sessão, dia 10. No entanto, apesar da eleição ser em agosto, a nova gestão só assume em 2025.

 

Por enquanto, o único nome confirmado para a presidência da Casa de Leis é o do deputado Max Russi (PSB). Júlio Campos (União) tem sido cogitado para o cargo de vice-presidente.

 

Já Janaina Riva (MDB) e Beto Dois a Um (União) estão na disputa pela 1ª Secretaria.

 

No final de junho, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia aprovou parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2023.

 

Essa emenda altera a composição da Mesa Diretora e veda a possibilidade de recondução dos integrantes para o mesmo cargo na eleição subsequente.

 

A PEC também propõe a criação dos cargos de terceiro vice-presidente e de quinto e sexto secretários.

 

Atualmente, a Mesa Diretora é composta por um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários.

 

O presidente da CCJR, deputado Júlio Campos, afirmou que a proposta não terá impactos financeiros, pois não estão previstas remunerações adicionais para os novos cargos.

 

Segundo ele, essa mudança equipara a Mesa da Assembleia Legislativa à composição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e prepara a Casa para receber mais três deputados na próxima legislatura, totalizando 27 parlamentares, devido ao crescimento populacional.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia